quarta-feira, 15 de abril de 2009

"Gabarito errado prejudica nota"

Fonte: 15/04/2009 - Adriana Ferraz - do Agora

Nem é preciso passar pelos portões da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP --cujos alunos da 4ª série tiveram as melhores notas em português no Saresp-- para notar o cuidado no trato com os alunos. No espaço limpo, crianças leem pelo jardim. A mesma prática é seguida com os alunos da 6ª série, mas, segundo dados do Saresp, as turmas desse ano estão abaixo da média. Para a direção da unidade, houve erro na divulgação das respostas.

A orientadora pedagógica da escola, Marlene Isepi, diz que os alunos perceberam, no dia das provas de português e matemática, que a folha de prova era de uma versão diferente da do papel em que deveriam marcar as respostas (as provas têm várias versões, sendo que a ordem das questões é diferente em cada uma delas; o aluno deve receber a mesma versão das folhas de prova e de respostas).

Marlene diz que a escola enviou para a Secretaria da Educação um pedido para que fossem desconsideradas as folhas de respostas e que a correção fosse feita pela folha de prova dos aluno. "Desconfiamos que não foi atendido, porque as diferenças [de notas] são enormes.

A escola de educação fundamental e de ensino médio da USP é, tradicionalmente, bem colocada em rankings, daí a desconfiança. "Não é só na aula de português que a leitura e a escrita devem ser ensinadas ou incentivadas. A prática serve para todos", diz.

A escola também tem uma sala de leitura --anexa à biblioteca com mais de 30 mil livros-- montada para criar um ambiente agradável, onde os alunos podem ler no tapete ou em almofadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário