quarta-feira, 15 de abril de 2009

Secretaria da Educação vai apurar reclamações

Espero que de fato alguém investigue. Importante lembrar que o número de funcionários nas escolas é estabelecido em função do módulo que é constituido pelo número de salas de aulas total da escola, não em espaço físico mas sim as ocupadas pelos alunos. Infelizmente em muitas escolas, de fato não tem funcionários e a prática de pedir para alunos ajudar na limpeza é muito mais comum do que se imagina. Entretanto é um fato a verba dada pelo Estado para a aquisição deste material. Com relação ao material, os livros são entregues através do PNLD - Programa Nacional do Livro Didático, programa do governo federal e nesse caso os livros regularmnete chegam as escolas, e quando existe a falta basta solicitar na Diretoria de Ensino, pois, de modo geral as Diretorias articulam as trocas e sobras de livros entre as escolas de sua jurisdição. Com relação a escola de aplicação da USP, é público o quanto é eficiente e eficaz com vários resultados disponibilizados para consulta. Não duvido que possa ter ocorrido falha do Estado. Difícil talvez seja reconhecer o erro. Fonte: 15/04/2009 - Adriana Ferraz - do Agora

A Secretaria de Estado da Educação informou ontem que desconhece a troca de livros didáticos relatada pelos alunos da Escola Estadual Dr. Genésio de Almeida Moura. O governo também assegurou que não há falta de material. Diante da denúncia, porém, a pasta diz que vai enviar um representante da Cogesp (Coordenadoria de Ensino da Grande São Paulo) à escola para verificar os problemas.

Sobre a falta de faxineiras para limpar as salas de aula e o pátio, a secretaria informou apenas que o quadro é suficiente para o local, mas não mencionou quantos funcionários fazem o serviço atualmente.

Segundo o Estado, o trabalho será terceirizado em breve em todas as escolas.

A diretoria da escola negou, porém, que os alunos sejam convocados para a limpeza e afirmou que os professores não pedem colaboração em detergentes ou esponjas --o governo fornece esse tipo de material. Segundo a secretaria, é "inadmissível que um aluno limpe a escola.

Saresp

As diferenças relatadas pela Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP na divulgação dos resultados do Saresp para a 6ª série também serão investigadas pela pasta.

Ontem, a secretaria afirmou, porém, que a USP não enviou nenhum formulário de reclamação. Segundo a pasta, os documentos relacionados à aplicação do exame na escola estão preenchidos como se não tivesse havido nenhum problema com as fichas de respostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário