quarta-feira, 29 de abril de 2009

NOTAS ENEM 2008

Para acessar as notas das escolas do Brasil, clique no título e será direcionado para a página do Inep para a consulta por unidade escolar. É de extrema importância este acompanhamento.

No Enem 2008, 74,3% das escolas do país ficam abaixo da média nacional

Fonte: 28/04/2009 - 20h30 - Simone Harnik - UOL Educação - Em São Paulo - * Atualizada em 29/4/2009 às 12h57
Os dados do desempenho por escola no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2008 revelam que 74,3% das instituições de ensino tiraram notas inferiores à média obtida pelos estudantes no país - que foi de 50,52 pontos em 100 possíveis. Esse percentual representa um conjunto de 19.354 instituições - outras 13 ficaram na média. Superaram a média nacional 6.651 colégios, em um total de 26.018.
Arte/UOL
Apenas 0,1% das escolas fizeram mais que 75 pontos no Enem 2008
O UOL Educação utilizou como média geral do Enem 2008, a média entre a nota geral de alunos do Brasil na redação (59,35 pontos) e na prova objetiva (41,69 pontos). "As escolas que têm piores desempenhos, em geral, são as menores. Há muita escola pequena abaixo da média", justifica o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Reynaldo Fernandes. O instituto é o órgão responsável pela aplicação do exame. Segundo Fernandes, as escolas maiores, que têm muitos alunos interessados no Enem, costumam ter melhores desempenho. Daí, os alunos com boas médias ficariam concentrados em poucas escolas - levando a uma distorção: muitas escolas com baixas notas e poucas com boas. Apenas 19 instituições de ensino conseguiram pontuações superiores a 75. A maior nota na edição de 2008 da prova ficou com o Colégio São Bento, do Rio de Janeiro, pelo segundo ano consecutivo. A instituição conseguiu 80,58 pontos, entre 100 possíveis, na média corrigida pelo Ministério da Educação (sobre a correção da média, veja box). A menor nota foi registrada foi de 25,11 pontos e pertence a uma escola de ensino indígena de Tocantinópolis, no Tocantins.

Estaduais e municipais na berlinda

As instituições estaduais com nota no Enem 2008 são 20.617 - o que equivale a 79,2% de todo conjunto que obteve conceitos na avaliação. Entre elas, o quadro é preocupante: 89,9% ficaram abaixo da média do país. As escolas municipais que conseguiram nota no Enem tampouco mostraram desempenho satisfatório. Dos 436 colégios, 83% ficaram abaixo da média nacional de 50,52. Já as 4.793 escolas particulares, que representam 18,4% do total de instituições de ensino com nota no Enem 2008, tiveram desempenho bem superior ao das estaduais e das municipais. Apenas 448 escolas ficaram abaixo da média nacional - o que significa que 9,3% das particulares não atingiram o patamar médio do país. As instituições federais apresentaram comportamento semelhante aos das particulares: somente 15,3% ficaram abaixo da média brasileira no Enem 2008.
A média final da escola leva em conta a nota dos estudantes na prova objetiva e na redação do Enem. Depois de calcular o desempenho médio dos alunos, o Ministério da Educação (MEC) aplica um "fator de correção" a essa nota. O ministério explica que realiza a correção porque nem todos os estudantes participam da prova. Assim, com cálculos matemáticos, o MEC consegue uma aproximação do que seria o desempenho real da escola se todos os alunos participassem. Um exemplo para fazer a correção das notas é que, em geral, os alunos do ensino médio com interesse em fazer nível superior recorrem mais ao Enem do que os outros estudantes. Se esses alunos forem os melhores da escola, haverá uma distorção da média da escola - que ficaria aumentada.
MEC aplica fator de correção no desempenho das escolas

Abaixo do que pede o Prouni

O Enem é utilizado pelo MEC como forma de selecionar estudantes para o Prouni, programa federal que concede bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior. O MEC exige que o candidato que queira concorrer ao benefício tenha média geral mínima no Enem de 45 pontos. Ao todo, das instituições, 39% tiveram notas inferiores a este patamar - o que corresponde a 10.160 escolas. Ou seja, a média do Prouni já é inferior à média nacional e mais de um terço dos colégios não conseguem alcançá-la.

Participação no Enem

Das 26.665 escolas de ensino médio que constam no Censo Escolar, 24.253 tiveram alunos concluintes participando do exame em 2008. Isso significa que 90,9% dos colégios cadastrados no MEC tiveram pelo menos um estudante na avaliação. O banco de dados divulgado pelo MEC contém 32.923 instituições. No entanto, 6.905 ficaram sem a nota final. Isso porque não tiveram nem dez alunos participando da avaliação. Para não distorcer os resultados, o ministério deixa as escolas com poucos alunos sem conceito.

O que é o Enem

O Enem é uma avaliação aplicada anualmente pelo MEC desde 1998. Os candidatos participam da prova voluntariamente e podem medir seu desempenho em habilidades e competências. Tanto quem está no ensino médio quanto quem já concluiu pode fazer o exame. A prova, até o ano passado, era composta por 63 questões objetivas e mais uma dissertação - aplicadas no mesmo dia. O Enem 2009 deverá ter um formato diferente, com 200 questões e realização em dois dias diferentes. A intenção do MEC é que ele sirva para substituir o vestibular em universidades federais.

Criador do Enem, Paulo Renato criticou divulgação das notas

Talvez o Secretário fique triste porque mostra a realidade das escolas sob sua responsabilidade, quem sabe com esses dados ele perceba que as escolas precisam de ações conjuntas e não impositivas, pensando em números para 2010.
Fonte: 29/04/2009 - 09h38 - Da Redação* - UOL Educação - Em São Paulo
O criador da prova e atual secretário estadual da Educação de São Paulo, Paulo Renato Souza, criticou a divulgação das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2008. Ele diz que os alunos que participam em cada escola não necessariamente representam uma média dos que lá estudam, uma vez que o exame é voluntário. Mas o MEC sustenta que a informação é relevante.
Prestação de serviço
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou todos os dados do Enem 2008 ontem (28). A divulgação dos dados do Enem é uma boa ferramenta para pais e estudantes compararem o desempenho entre escolas de sua região. A afirmação é do presidente do Inep, Reynaldo Fernandes. "Isso é uma prestação de serviço. Uma ferramenta que permite olhar como está a escola e compará-la com outras instituições de públicos similares", diz. Mas alerta: "O Enem não deve ser o único fator na hora de escolher uma escola. Há os valores morais, uma escola pode ser rígida ou liberal de mais. Não há um indicador único."

Melhor estadual está em 924º lugar

A escola pública estadual paulista com maior pontuação surge só em 924º lugar e fica em Taboão da Serra. Trata-se da Escola Estadual Lúcia de Castro Bueno, que "tirou" nota 58,51. A única escola pública de São Paulo a aparecer entre os dez destaques é um centro federal, que dá formação técnica e seleciona seus alunos. É o Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, que obteve 73,38 pontos no Enem 2008. Na escola paulista de melhor desempenho no Enem, o aluno não paga mensalidade. No entanto, ela é classificada como "particular" pelo Inep. Os estudantes do Colégio Engenheiro Juarez Wanderley, de São José dos Campos, obtiveram nota 76,02 (em 100) no Enem 2008. Foi a 8ª mais alta do País. Todos são ex-estudantes do ensino público que passaram em uma concorrida seleção para estudar em um colégio mantido pela fabricante de aviões Embraer. A empresa investe R$ 14 mil por aluno ao ano. E eles superaram colegas dos tradicionais Bandeirantes, Vértice e Etapa, cujos pais desembolsam quase o dobro para mantê-los nesses colégios. Na lista geral do Brasil, o Colégio São Bento, do Rio, uma das únicas que ainda só aceitam meninos, teve a melhor o melhor desempenho pela terceira vez com pontuação de 80,58.

O que é o Enem

O Enem é uma avaliação aplicada anualmente pelo MEC desde 1998. A primeira lista com dados saiu em 2006. Os candidatos participam da prova voluntariamente e podem medir seu desempenho em habilidades e competências. Tanto quem está no ensino médio quanto quem já concluiu pode fazer o exame. A prova, até o ano passado, era composta por 63 questões objetivas e mais uma dissertação - aplicadas no mesmo dia. O Enem 2009 deverá ter um formato diferente, com 200 questões e realização em dois dias diferentes. A intenção do MEC é que ele sirva para substituir o vestibular em universidades federais. *Com informações da Agência Estado

Assembleia dos professores aprova nova paralização para 29 de maio.

Fonte: APEOESP

Cerca de três mil professores reunidos em assembleia na Praça da República em 24 último aprovaram nova paralisação para o dia 29 de maio, com assembleia às 14 horas. Na data, funcionários públicos de todas as categorias paralisarão as atividades contra o governo Serra. Juntamente com os professores, as categorias do funcionalismo reivindicarão, entre outros pontos, o cumprimento da data-base ocorrida em março e, mais uma vez, descumprida pelo governo estadual.

Professores também aprovaram ampla campanha contra a política de bônus, aliada à denúncia em relação à propaganda enganosa veiculada pelo governo Serra em todos os veículos de comunicação. Segundo material do governo, professores receberam até R$ 15 mil de bônus. Uma tentativa de engôdo à população em vésperas de eleição.

A APEOESP veiculará matéria-paga e encaminhará adesivos “Salário é solução! Bônus é enganação! - Reajuste para todos, já!” como parte da campanha contra esta política.

Secretário receberá APEOESP: R.Es realizam reunião centralizada

A diretoria da APEOESP assegurou a primeira reunião com o novo secretário da Educação, Paulo Renato Souza, para o próximo dia 12 de maio, quando discutirá a pauta de reivindicações da categoria em defesa da valorização profissional e da melhoria da qualidade do ensino na rede pública estadual.

Na oportunidade, os professores representantes de escola realizarão reunião centralizada em frente à Secretaria da Educação na Praça da República. Conforme aprovado na assembleia, a centralização busca reforçar a pressão pelo atendimento da pauta de reivindicações. Portanto, todos os R.Es e R.As devem comparecer à reunião na Capital. As subsedes não devem organizar reunião regionalizada nesta data.

Fim da política de bônus; incorporação de todas as gratificações, extensiva aos aposentados; reposição salarial de 27,5%; reajuste para todos, já!; piso do Dieese (R$ 2.005,57 em março); concurso público classificatório em todos os níveis e disciplinas; estabilidade, já!; fim da superlotação das salas de aula; melhores condições de trabalho; novo Plano de Carreira; liberdade de cátedra; fim da municipalização do ensino, por creche e pré-escola e cumprimento da jornada garantida pela Lei do Piso (33% para atividades extraclasse), entre outros pontos, fazem parte da pauta de reivindicações aprovada pelos professores e que deverá ser debatida com o novo secretário.

A assembleia também aprovou a participação da APEOESP em todas as atividades organizadas em defesa do emprego da classe trabalhadora para o 1º de maio, Dia do Trabalhador. No site da Central Única dos Trabalhadores (www.cutsp.org.br) os professores podem checar a programação da Central nas diversas regiões do Estado. Na capital, os principais eventos da Central serão na zona leste (avenida Barão de Alagoas, s/n, Praça Lions, Itaim Paulista) e zona sul (avenida Arvoreiro, altura do número 395, Parque das Árvores, Cidade Dutra).

Anexo a este Fax, encaminhamos proposta de material específico que poderá ser utilizado nas atividades do Dia do Trabalhador.

Serra desvaloriza professores e mente para o povo na TV

Nas propagandas veiculadas pelo governo do Estado nas emissoras de televisão, São Paulo mais parece uma Suíça brasileira: nossas estradas são as melhores do mundo; o transporte coletivo – especialmente os trens de subúrbio e o metrô – funcionam que é uma maravilha. As que mostram nossas escolas, então... As escolas não têm classes superlotadas, têm bibliotecas, os alunos uniformizados e bem comportados, os professores felizes, pois ganham R$ 15 mil de bônus! Um mundo de fantasias.

Não vivemos num conto de fadas. A realidade é bem diferente.

Falta de política educacional

São Paulo não possui um Plano Estadual de Educação. E o que faz o governo Serra? Distribui material “didático” de péssima qualidade, pois contém erros crassos.

E o salário, ó!

Estado mais rico da Federação, São Paulo investe pouco em educação e paga um salário menor do que outros nove Estados brasileiros, todos com orçamentos menores.

Bônus, política nefasta

Ao invés de imprimir uma política de valorização dos professores, com reajustes que reponham as perdas salariais, o governo do PSDB há nove anos implantou a política de bônus, extremamente prejudicial à carreira. O governo não respeita a data-base do funcionalismo e nem abre negociação salarial. Se ao invés do bônus tivesse, por exemplo, concedido 5% de reajuste a cada ano neste período, os professores já teriam salários 45% maiores do que atualmente recebem.

Sem contar que gasta milhões em propaganda para enganar o povo paulista. Nenhum professor recebeu R$ 15 mil de bônus. A média, daqueles que receberam, ficou entre R$ 2 e R$ 3 mil; ou seja, na melhor das hipóteses, parte dos professores recebeu o equivalente a R$ 250,00 por mês de bônus!

De olho em 2010, Serra mente para o povo. Não se deixe enganar.