quarta-feira, 8 de julho de 2009

Municípios podem aderir Pró-Letramento até dia 17

Fonte: nota10.com.br
Os municípios ainda não atendidos pelo Programa de Formação de Profissionais das Séries Iniciais do Ensino Fundamental (Pró-Letramento) podem aderir até o dia 17. Até lá, os que já fazem parte do programa devem confirmar a disposição de dar seguimento às ações nos próximos dois anos. O Pró-Letramento oferece formação continuada de professores de língua portuguesa e de matemática da rede pública.Para fazer a adesão, o dirigente municipal de educação deve ter acesso ao Plano de Ações Articuladas (PAR) do município no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (MEC). A adesão também pode ser feita pelos municípios que já participam do programa e pretendam atender mais professores.Cabe às secretarias de educação coordenar, acompanhar e executar as atividades do Pró-Letramento, que tem o propósito de melhorar a qualidade da aprendizagem de leitura, escrita e matemática de estudantes da primeira à quarta série (primeiro ao quinto ano) do ensino fundamental.O programa é desenvolvido em parceria entre o MEC e universidades que integram a rede nacional de formação continuada. Os cursos oferecidos têm duração de 120 horas, com encontros presenciais e atividades individuais.Mais informações na coordenação-geral de formação de professores da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, no endereço eletrônico proletramento@mec.gov.br ou pelo telefone (61) 2104-8672.

Escola usa professor para promover produto

Tenho certeza que muitos professores fazem isso, não porque acreditam nas ações, mas sim porque precisam do emprego. Já não basta um ofício difícil que é o de educador, agora acrescenta ser garoto-propaganda, onde as redes de ensino, utilizam a qualidade e seriedade do profissional, para estabelecer verdades absolutas para vender produtos. Duvido que ninguém ganha nada, todo mundo faz porque gosta e de graça. Tá, em escola particular, conversa para boi dormir.
Fonte: DANIEL BERGAMASCODA REPORTAGEM LOCAL - Folha de São Paulo - 08/07/2009
As redes COC e Dom Bosco, que formam um dos maiores grupos educacionais do país, transformaram seus 4.800 professores em garotos-propaganda de empresas.As escolas encaminharam ao mercado publicitário uma proposta de parceria na qual dizem que os professores -"promotores de sua marca"- podem atuar em ações de merchandising nas portas de vestibulares nas quais distribuem brindes patrocinados (como chocolates, sucos e chicletes) e vestem camisetas com as marcas.Além disso, em sala de aula, os docentes podem dar produtos com cartões de boas-vindas na volta às aulas ou distribuir atividades extracurriculares no ensino infantil com o logotipo do patrocinador.Recentemente, por exemplo, alunos do COC ganharam biscoitos recheados que acompanhavam um jogo de formar palavras trazendo impressa a marca da guloseima. Em outras ocasiões, fabricantes de chocolate distribuíram amostras com o objetivo de "dar energia" aos estudantes.O SEB (Sistema Educacional Brasileiro), que reúne as duas redes e soma 27 unidades próprias e mais de mil associadas pelo país - afirma que não cobra nada do patrocinador e que é extremamente seletivo com os produtos parceiros.Afirma que a ideia do projeto é agradar aos estudantes com a distribuição dos produtos, criando um envolvimento maior com ações da escola."É um merchandising sutil", diz Vagner Aguilar, diretor de marketing do grupo SEB, citando as ações que ocorrem nos vestibulares. "O aluno se sente amparado: "Que legal que a escola e essas empresas pensaram na minha prova"."Para ser aprovada, conta Aguilar, a ação deve ter "contexto pedagógico" ou ser feita em ocasiões especiais, como "Dia dos Pais", início da primavera e a "volta às aulas".O diretor de marketing da rede, que tem cerca de 400 mil alunos, diz que esse tipo de ação "funciona muito" para a marca e é boa para a escola, "pois coloca o aluno em contato com as novidades do mercado".Ele diz, por exemplo, que em uma ação de Dia das Mães exigiu da "empresa parceira" (uma rede de cosméticos) a distribuição de miniaturas de um perfume que não estava ainda nas lojas. Para acompanhar a novidade, as crianças criariam um cartão comemorativo à data.Mãe aprovaVitor Paro, professor da Faculdade de Educação da USP, critica as ações do gênero e, em especial, o envolvimento dos professores."Isso só mostra como a profissão está degradada. É um absurdo. O que o professor fala em sala de aula é tido como verdade pelos alunos", afirma.A fisioterapeuta Marcia Fernandes, 46, mãe de três alunos numa escola COC de Ribeirão Preto, discorda do educador e elogia a iniciativa."Quem não gosta de ganhar brinde? Outro dia, meus filhos ganharam uma bolachinha na escola que eu nunca tinha comprado. Gostei e fui ao supermercado para comprar mais."O diretor de marketing do SEB afirma que as ações do grupo não são publicidade e que os professores da rede não recebem remuneração extra por participar delas."O business da escola é formar cidadãos. Não dá para vender produtos dentro da escola. Não distribuímos cupons de desconto, por exemplo", afirma Aguilar.

Creche conveniada é considerada pior

Como se o governo não fosse capaz de ter esta clareza independentemente de relatório do TCM, se o governo é sério não precisa destes relatórios, basta apenas olhar, visitar, ou seja falta fiscalização e supervisão e o píor que as crianças assumem o prejuízo, pois os filhos dos políticos não estão com certeza nestas unidades educacionais, se é que podem ter este nome.
Fonte: 08/07/2009 - Folha de S. Paulo
Relatório do TCM (Tribunal de Contas do Município) apontou que as creches conveniadas da prefeitura têm qualidade inferior à das unidades próprias da administração. Entre os pontos mencionados estão as condições de trabalho e a formação dos professores. A fiscalização cita, entre outros exemplos, a jornada dos educadores. Na rede direta (própria), a carga semanal é de 30 horas, sendo cinco para preparação de atividades. Na conveniada, é de 40 horas, sem tempo para planejamento. O documento diz também que a prefeitura falha na fiscalização dos gastos e da qualidade das creches terceirizadas. A rede conveniada, em que entidades privadas recebem verbas públicas para manter as vagas, já é maior que a direta (70,2 mil e 39,4 mil crianças, respectivamente). O valor per capita mensal repassado fica entre R$ 180 e R$ 256. O modelo é uma das principais apostas da prefeitura para acabar com o déficit de vagas para a faixa até três anos de idade, uma das promessas do prefeito Gilberto Kassab (DEM). Hoje, há 68 mil crianças na fila. O sistema conveniado permite expansão mais rápida de vagas --as entidades têm mais facilidade para contratar, por exemplo. "No afã de enfrentar a falta de vagas, a prefeitura às vezes não tem o devido rigor com a fiscalização e questões pedagógicas", afirmou o conselheiro do TCM Maurício Faria. Uma determinação do TCM é que o Executivo "promova melhor gerenciamento das creches conveniadas, com acompanhamento da execução contratual de forma a garantir os padrões de qualidade". RespostaA prefeitura rebateu todas as críticas sobre as creches conveniadas. Em relação à jornada dos educadores afirma que todo mês há um período para essas atividades e que são feitas fiscalizações mensais para verificar a escolaridade dos funcionários. Sobre o controle de gastos, a prefeitura diz que as creches devem exibir relatório mensal de contas. Membro do fórum que representa as creches conveniadas, Zilda Matos diz que a prestação de contas exigida pela prefeitura é "bem rigorosa".

Encceja 2009 - Certicação de nível de ensino

Para ter acesso a matriz de avaliação, basta clicar no título.
A Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, à vista da Portaria INEP nº 109, de 27, publicada em 28/5/2009 e retificada a 08/06/2009 - que estabelece a sistemática para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio, no exercício de 2009 - ENEM/2009 - e, considerando o caráter inovador a que se reveste, a partir do ano em curso, ao promover a certificação de jovens e adultos no ensino médio - ENEM/ENCCEJA - além de continuar a servir como referência para uma auto-avaliação sobre o ensino médio e a utilização dos resultados no critério de seleção do ProUni, solicita, das autoridades em epígrafe, e especificamente, dos gestores das unidades escolares estaduais que atuam junto aos cursos da Educação de Jovens e Adultos, especial atenção à implementação dos procedimentos que estarão assegurando a jovens e adultos, uma efetiva e bem sucedida participação no exame.
I - dos Objetivos do ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio –ENEM/2009– visa a assegurar concomitantemente, aos jovens e adultos com 18 anos completos, uma dupla oportunidade: 1. obter o certificado de conclusão do ensino médio, nos termos do artigo 38, §§ 1º e 2º da Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB e 2. avaliar os conhecimentos , as competências e as habilidades de que é portador, com vistas à continuidade de estudos em nível superior e ou à sua inserção no mundo do trabalho.
II - dos Participantes
Poderão participar do ENEM/2009 os concluintes do Ensino Médio, os egressos e os jovens e adultos pleiteantes de certificação desse nível de ensino, que se encontrem, ou não, freqüentando cursos.
III - da natureza do ENEM/ENCCEJA
O ENEM/2009 ao assegurar, dentre seus objetivos, a possibilidade de jovens e adultos obter a certificação de conclusão de ensino, não só reformulou a dimensão avaliatória desse exame, como passou, a partir de sua edição a incorporar a finalidade precípua dos exames sistematicamente elaborados pela SEE/Centro de Exames Supletivos - CESU, cuja formatação tem no ENCCEJA sua forma mais acabada. Daí, poderem participar do ENEM os jovens e adultos que embora tenham eliminado disciplina(s) ou área(s) de conhecimento na modalidade de Educação de Jovens e Adultos/ EJA - cursos presenciais, de presença flexível e atendimento individualizado ,e/ou exames supletivos e ENCCEJA, almejem a certificação do ensino médio, ao mesmo tempo, que poderão proceder a uma auto-avaliação de seu desempenho frente aos processos de seleção aos cursos de ensino tecnológico ou superior e ou de sua inserção no mundo do trabalho.
IV - das condições para a realização da prova
O Enem/2009 se constitui em um sistema de avaliação unificada, constituído por 04 (quatro) provas, estruturadas, cada uma delas, nas seguintes áreas do conhecimento: - Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; - Matemática e suas Tecnologias - Ciências Humanas e suas Tecnologias; - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Em sendo um exame unificado, o participante, independentemente de ter ou não eliminado, disciplina(s) ou área(s) de conhecimento, na modalidade EJA do ensino médio, por meio de curso ou exame (Exames Supletivos/ Encceja, Telessala, CEES, Telecurso), ao fazer sua inscrição, estará, obrigatoriamente, inscrito nas 4 (quatro) provas, que constituem as 4 (quatro) áreas do conhecimento do ENEM, e seu desempenho alcançará a dupla finalidade básica do exame, qual seja : - certificação do ensino médio; - avaliação acadêmica pessoal, com vistas a seu prosseguimento de estudos, em níveis tecnológicos ou superior, ou a seu ingresso no mundo do trabalho. Vale a pena ressaltar que, para obter a devida certificação, o participante deverá realizar as quatro provas, ainda que tenha realizado e obtido sucesso em exames de áreas ou disciplinas anteriores.
V - da inscrição, período, requisitos e local de inscrição:
- 15 de junho às 23h59 de 17 de julho de 2009; - realização, exclusivamente, via Internet, no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/inscricao ; - pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 35,00, exceto os concluintes do ensino médio matriculados em instituições públicas de ensino e os isentos do pagamento da taxa, de que trata o § 4º do artigo 4º da Portaria INEP- 109/2009 (declaração de carência); - comprovação, na data de realização da primeira prova, da idade mínima de 18 anos completo da faixa etária; - Documentos exigidos: CPF e RG; - local de inscrição: Diretorias de Ensino e Escolas da rede estadual - horário de atendimento: na conformidade do Horário de funcionamento das Instituições.
VI - Data de realização das provas: Dias 03 e 04 de outubro de 2009.
VII - Informações complementares:
CESU/ Fones: 3351-0100 ou 3351-0000 - RAMAIS: 1336; 1312; 1100; Central de Atendimento SEE/ Fone: 08007700012