terça-feira, 28 de julho de 2009

O retorno às aulas nas unidades da Rede Municipal de Ensino fica adiado para o próximo dia 17. Creches entram em recesso a partir do dia 3.

A Prefeitura Municipal de São Paulo informa que, acatando a recomendação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, divulgada nesta terça-feira (28), o retorno às aulas fica adiado para o próximo dia 17 de agosto nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), Escolas Municipais Fundamental (EMEFs) e Educação de Jovens e Adultos (EJA e CIEJA). Os Centros de Educação Infantil (CEIs), que não têm recesso em julho, também terão suas atividades suspensas até o dia 17, mas ficarão abertos até sexta-feira, dia 30, para atender e orientar os pais. Os funcionários administrativos das escolas e professores de toda a rede também entram em recesso.As atividades externas dos CEUS serão mantidas, ficando fechadas apenas as salas de aula e os teatros. As medidas foram tomadas após a Secretaria de Estado da Saúde analisar as recomendações e avaliações da Organização Mundial da Saúde (OMS) a respeito da propagação da gripe A/H1N1 e dos recorrentes relatos sobre o aumento do número de crianças e adolescentes atendidas nos pronto-socorros paulistas devido a problemas respiratórios.

Educação de SP adia volta às aulas para 17 de agosto; escolas que já haviam começado semestre terão aulas suspensas

Fonte: Da Redação - UOL Educação - Em São Paulo - Atualizada às 13h35
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo decidiu prorrogar as férias escolares em toda a rede estadual até o dia 17 de agosto. A medida atende a uma orientação da pasta da Saúde e busca prevenir que a gripe suína se espalhe. por conta da nova gripe. O anúncio foi feito no começo da tarde desta terça (28). A maioria das escolas, segundo a secretaria, retomariam as atividades no dia 3 de agosto, próxima segunda-feira. Nas escolas que já haviam retornado das férias, as aulas ficam suspensas até 17 de agosto. Ainda não existe um levantamento sobre o número de unidades da rede estão nessa situação. A rede estadual de ensino do Estado tem cerca de 5.300 escolas e mais de 5 milhões de alunos. ModeradaApesar de as mortes causadas pela doença sejam causa de preocupação, a OMS (Organização Mundial de Saúde) anunciou hoje que a pandemia de gripe suína continua sendo moderada e, na grande maioria de casos, as pessoas infectadas apresentam sintomas leves e que são semelhantes aos de qualquer outro tipo de gripe. Aphaluck Bhatiasevi, porta-voz da organização, reiterou que o vírus continua se propagando, principalmente, entre as crianças e adolescentes (predominantemente entre 12 e 17 anos). No entanto, a média de idade aumenta consideravelmente quando se trata de doentes que desenvolvem sintomas graves e que requerem hospitalização. Sobre o tratamento, a porta-voz disse que continua a recomendação de utilizar o antiviral Tamiflu nas pessoas com o vírus, independente do grupo de idade. Nas últimas semanas, foram notificados casos de pessoas que desenvolveram resistência a esse remédio, mas se considera que são situações isoladas. A OMS confirmou ontem 134,503 mil casos de gripe suína no mundo, dos quais 816 morreram. Os números de doentes, no entanto, não refletem o número real de casos, pois - por recomendação da organização - os países deixaram de contabilizá-los no início de julho para se concentrar na contenção da pandemia e no tratamento adequado dos mais graves. Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados.

De pedinte à diretora de escola

Bonito exemplo, a educação também se faz com situações e pessoas simples, mas acima de tudo competente. Exemplo de dedicação e superação.
Fonte: educar para crescer
Quem vê Osana Santos Morais, hoje, à frente da Escola Municipal Casa Meio Norte não imagina o que foi sua vida. Nascida em Caxias, no Maranhão, mas criada em Teresina, a professora passou muitos anos convivendo com a pobreza. Quando chegou no Piauí com a família, foi às ruas vender cheiro-verde, mas o dinheiro que juntava ainda não era o suficiente para alimentá-los o que a levou a pedir esmola nas ruas. Apesar da dura realidade, Osana nunca deixou de frequentar a escola. Sempre encontrou professores competentes e dispostos a ajudá-la. Com muito esforço, ela prestou vestibular e conseguiu passar em duas faculdades: letras e pedagogia. "Nessa época, eu não tinha dinheiro nem pra comprar caderno. Fazia as anotações em papel de embrulho", conta a professora. Mudando de vida A Escola Casa Meio Norte, na periferia de Teresina, entrou na vida de Osana logo que ela acabou a faculdade. Quando chegou se deparou com um ambiente de trabalho precário, com apenas duas salas de aula no meio do nada de um bairro violento. Para piorar, os professores não estavam nem aí para a escola e os alunos. "Um dia chamei todos e disse para ficar quem realmente quisesse trabalhar. Fiquei sozinha. Me senti aquela andorinha solitária que não faz o verão", lembra. Um tempo depois, chegaram novos professores e uma diretora pedagógica, a Ruthnéia, que virou uma mãe para Osana. Os novos colegas de trabalho eram jovens. Segundo a professora: "gente rica", o que deixou-a um pouco assustada. Mas logo se surpreendeu ao ver que eles também queriam reerguer a Casa Meio Norte. Fazendo uma revolução Com o empenho da diretora - que sabia mobilizar todas as pessoas - e a ajuda dos pais, Osana viu a escola se transformar: "Fizemos uma campanha de desarmamento com as famílias. As crianças deixavam as armas comigo, iam para a aula e depois vinham buscar, até que desistiram de recuperá-las. Melhoramos a qualidade do ensino e conseguimos uma parceria com uma empresa local". Hoje, a escola é um exemplo para outras da região e a professora é referencia para crianças e adultos. No começo deste ano, Osana ganhou uma bolsa para o curso de Direito e voltou a estudar. Passou a dividir seu tempo entre a faculdade e a escola Casa Meio Norte. "Só existe uma diferença entre essa faculdade e a primeira que fiz: eu tenho todos os livros e um caderno grande, bem bonito. Pode parecer besteira, mas na minha história faz sentido. Minha vida não é mais a bacia de cheiro-verde", finaliza a professora.

CONCURSO PÚBLICO DE INGRESSO PARA PROVIMENTO DE CARGOS VAGOS DE PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO

BIBLIOGRAFIA GERAL - PARA TODOS OS CARGOS Clique no título e será direcionado para a página com todas as publicações.

Nota oficial da Secretaria da Saúde sobre retorno às aulas

Secretaria de Estado da Saúde decidiu nesta terça-feira, 28 de julho, recomendar às escolas públicas e privadas que adiem o retorno das aulas para o próximo dia 17 de agosto. A medida tem como objetivo reduzir a transmissão do vírus influenza A H1N1 no Estado de São Paulo.A recomendação é válida para todos os estabelecimentos de ensino, entre eles escolas de educação infantil, ensinos fundamental e médio, além de universidades. A decisão de indicar a ampliação das férias escolares foi tomada depois de análise das recomendações e avaliações da OMS (Organização Mundial da Saúde) a respeito da propagação do vírus entre estudantes e de recorrentes relatos sobre o aumento expressivo do número de crianças e adolescentes atendidas nos pronto-socorros paulistas devido a problemas respiratórios.A Secretaria também reafirma a orientação à população para que mantenham as medidas de higiene, como lavar as mãos com frequência e cobrir o nariz e a boca quando tossir ou espirar. É fundamental ainda que pessoas com sintoma de gripe fiquem em casa, repousando.Até o momento, o Estado de São Paulo registra 27 óbitos de pacientes infectados pelo vírus influenza A.
Da Secretaria da Saúde - Ter, 28/07/09 - 13h45

Resolução SE 48 - 24/07/2009

Resolução SE - 48, 24-7-2009 Dispõe sobre a implementação, nas unidades escolares estaduais, das diretrizes dos Cursos de Educação de Jovens e Adultos estabelecidas pela Deliberação CEE nº 82/2009