quinta-feira, 14 de julho de 2011

Resumo da reunião com o secretário da Educação – 13/07 - APEOESP

1. Resolução SE 44/2011 – parcelamento das férias
A APEOESP protestou de forma veemente contra a decisão unilateral da SEE de dividir as férias dos professores em dois períodos de 15 dias, em janeiro e julho. Na visão do Sindicato, as férias corridas de 30 dias são um direito ina­lienável e não podem, em nenhuma hipótese, ser divididas. A SEE tentou justificar a medida argumen­tando que é necessário organizar melhor o funcionamento das escolas, mas não conse­guiu demonstrar que a divisão das férias, por si, leve a essa melhor organização. A Diretoria da APEOESP argumentou que a organização do processo educativo na rede estadual de ensino depende de outras questões, entre elas a crôni­ca falta de professores que vem sendo agravada por diversas iniciativas tomadas pelo governo nos últimos anos.
Contrariando informação contida no início da própria resolução, a SEE reconheceu que, nas discussões dos polos, não foi proposto o parce­lamento das férias e sim levantada a necessidade de melhor organização das escolas.
Diante das ponderações do Sindicato, e considerando que a medida só deve entrar em vigor em 2012, constituiu-se uma comis­são técnica conjunta entre o Sindicato e a SEE, que deverá apresentar resultados em até 60 dias. Nesse contexto, a divisão das férias po­derá ser revogada.
2. Pagamento do reajuste salarial
Tendo sido publicada, sem vetos, a lei com­plementar 1.143/11, que reclassifica vencimen­tos e salários dos integrantes do quadro do ma­gistério e dá providências correlatas, a APEOESP solicitou o pagamento imediato do reajuste retroativo a junho em folha suplementar. A SEE informou que essa providência depende de de­cisão da Secretaria da Fazenda. O Sindicato está fazendo contato com a Secretaria da Fazenda para obter essa definição e informará a categoria.
A APEOESP também reafirmou as reivindi­cações salariais, considerando que os reajustes em quatro anos não atendem às nossas necessi­dades e cobrou, mais uma vez, a concessão do reajuste de 5% em 2012, tendo em vista que os anunciados 10,2% já incluem a incorporação da GAM, objeto de outra lei, resultando assim, de fato, em apenas 5% de reajuste.
3. Implementação da jornada da lei do piso
A APEOESP reafirmou que a lei do piso é constitucional, auto-aplicável e não necessita de alterações legislativas, porque não cria novas jor­nadas.
A SEE informou que está estudando a melhor forma de aplicar a lei. O Sindicato, porém, co­brou sua implementação imediata.
Diante do impasse, esse assunto também foi remetido à já citada comissão, para que se en­contrem as melhores soluções para esta imple­mentação. A APEOESP continuará a defender a integralidade da lei, resguardando os direitos dos professores e professoras.
4. Comissão paritária de gestão da carreira
A SEE informou que aguardava a publicação da LC 1.143/11, que interfere em critérios para a evolução funcional, para convocar a comissão. Com a publicação da lei, informou que está pro­videnciando os ofícios para a composição e ins­talação da referida comissão.
5. Atribuição de aulas e situação dos professores das categorias L e O
A APEOESP cobrou da SEE soluções para a falta de professores e para a aflitiva situação dos professores da categoria L, que deixam de existir como tal no final de 2011 e, recontratados, se tornarão parte da categoria O.
A diretoria da APEOESP chamou a atenção para a situação contraditória existente na rede. Por um lado, faltam professores; por outro, há diversos impedimentos para que muitos assu­mam aulas. Finalmente, também os processos de atribuição de aulas vêm sendo organizados em descompasso com as necessidades e expec­tativas dos professores.
Diante das reivindicações apresentadas e ale­gando também necessidades do governo em termos de organização da rede, essas questões foram também remetidas para a comissão que citamos anteriormente, objetivando-se a elabo­ração de alternativas que possam, ao mesmo tempo, assegurar professores suficientes com direitos plenos e organizar o processo educativo na rede estadual de ensino.
6. Concurso público
A APEOESP solicitou da SEE informações mais precisas sobre as próximas convocações de candidatos aprovados no concurso de PEB II. Também reafirmou que não há dispositivo legal que impeça a prorrogação do atual concurso, se for o caso.
Em resposta, a SEE informou que foram convo­cados 23.000 candidatos e 15.600 compareceram. Haverá novas chamadas, ainda sem datas definidas, e a expectativa da Secretaria é convocar todos os aprovados dentro do prazo de validade do concur­so, sem necessidade de prorrogação.
Sobre o início do curso da Escola de Forma­ção e cadastramento das contas correntes, a SEE informou que será enviado oportunamente e­-mail para cada candidato com todas as instru­ções pertinentes.
7. Cancelamento das faltas da greve
Diante de algumas queixas formuladas por professores, a APEOESP questionou a SEE sobre o cancelamento das faltas da greve, mediante a reposição das aulas.
A Secretaria informou que o processo de cancelamento está em fase final e que em dois ou três dias os prontuários estarão “limpos”.
8. Secretaria confirma participação no Fórum Estadual de Educação
A SEE confirmou participação, através do se­cretário adjunto, professor João Palma, na au­diência pública que o Fórum Estadual de Educa­ção realizará no dia 5 de agosto, às 15 horas, no Plenário Juscelino Kubitschek, na Alesp, na pers­pectiva de institucionalização do Fórum. Existe a possibilidade de presença também do Ministro da Educação.

Convocação para 1 encontro presencial - Concurso Público 2010 PEB II - SEE SP

46 – São Paulo, 121 (129) Diário Oficial Poder Executivo - Seção I terça-feira, 12 de julho de 2011
ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES – PAULO RENATO COSTA SOUZA
Comunicado
3ª. ETAPA DO CONCURSO DE PROVIMENTO DE CARGOS DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II 2011 – CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS PARA O 1º. ENCONTRO PRESENCIAL DO CURSO DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA-2011
O primeiro encontro presencial do Curso de Formação Específica, terceira etapa do concurso para provimento de cargos de Professor de Educação Básica II da Secretaria de Estado da Educação, ocorrerá nos dias 01 e 02 de agosto de 2011. O encontro terá a duração de 4 (quatro) horas e será realizado nos locais e períodos abaixo descritos. Para os candidatos com deficiência auditiva e visual, o primeiro encontro presencial terá duração prevista de 4 horas (P1), em função de necessidades específicas para a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A convocação foi realizada para 8 horas (P1 e P2) para os casos em que houver necessidade de um suporte maior no aprendizado de utilização do AVA.
Os candidatos devem verificar os locais e períodos para os quais estão convocados e comparecer nesses locais, com no mínimo 30 minutos de antecedência em relação ao horário do encontro, munidos de documento de identificação com foto.
Não será considerada a presença de candidatos que se apresentarem para o encontro presencial em local ou período distinto do que consta desta publicação.
Para verificar os locais e períodos acesse as páginas de 46 até 104 do DOE de 12/07/2011 – Seção I