domingo, 17 de julho de 2011

Gabarito - PROVA MÉRITO SEE SP

Professor (a) Nos links abaixo você encontram os gabaritos da Prova de Promoção. http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/nav_v4/index.asp?c=4&e=20110716&p=1 http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/nav_v4/index.asp?c=4&e=20110716&p=1 http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/nav_v4/index.asp?c=4&e=20110716&p=1

UNILA - PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES VISITANTES

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) abriu, nesta segunda-feira (11) as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para professores visitantes. São 31 vagas nas seguintes áreas do conhecimento: Língua Espanhola (1); Biologia/Botânica (1); Biologia Molecular (2); Biologia/Morfofisiologia (1); Engenharia de Energias Renováveis (2); Engenharia Civil de Infraestrutura (2); Física Experimental (2); Informática e Ciências da Computação (1); Matemática (2); Química (3); Geografia/Cartografia e Geoprocessamento (1); Sociologia (2); Ciência Política (1); Relações Internacionais (2); Economia (2); Metodologia (3); e Ciências Humanas e Sociais (3).
Os professores serão contratados em regime de prestação de serviços no Ensino, na Pesquisa e na Extensão, durante 12 meses – o contrato pode ser prorrogado por mais 12 meses, no caso dos brasileiros, e por até 36 meses, para os estrangeiros. A remuneração para professores doutores será de R$ 7.333,67, e para mestres, R$ 4.651,49.
Inscrições
As inscrições estão abertas até o dia 22 de julho, através do preenchimento do Formulário de Inscrição - há um formulário específico parabrasileiros e outro para estrangeiros. Além disso, os candidatos devem enviar Currículo Lattes e Proposta de Atuação Acadêmica na UNILA para o e-mail segepe@unila.edu.br. No caso dos estrangeiros, ao invés do Currículo Lattes, pode ser enviado um currículo detalhado.
Mais informações
Em caso de dúvidas ou para obter mais informações, entrar em contato pelos telefones +55 (45) 3576- 7337 e 3576-7320, ou pelo e-mail da Secretaria de Gestão de Pessoas: segepe@unila.edu.br.
Acesse, em anexo, a íntegra do Edital.
» Baixar arquivo: Edital prof visitante2011_portugues.pdf
» Baixar arquivo: Edital prof visitante 2011 _em espanhol.pdf

Quanto vale um professor?

RIO DE JANEIRO - Greves de professores, como as que ocorrem no Rio e em Minas, costumam seguir no Brasil um triste roteiro. Sem força para mobilizar a categoria, sindicatos têm de apelar para ações mais radicais. Enquanto isso, a vida segue nas escolas, com parte dos professores em greve, outra trabalhando, e os alunos sabendo que a reposição das aulas, ao final, será para inglês ver.
Sem entrar no mérito da viabilidade, a reivindicação salarial é justa. No Brasil, em geral, um professor que concluiu a universidade e dá aula no ensino fundamental tem salário que corresponde apenas à metade dos rendimentos médios de todos os trabalhadores com formação superior. Já foi pior. Em 1995, a proporção era de só um terço.
No debate sobre salários, dois grupos se enfrentam: os que defendem reajustes iguais para todos e aqueles que querem remuneração por mérito, vinculando ao menos parte do pagamento ao desempenho docente.
Curioso é notar que políticas tão opostas têm resultados semelhantes. Já se sabia, a partir de vários estudos, que salário não tem relação imediata com desempenho do aluno. Agora, surgem evidências de que a bonificação por mérito tampouco tem efeito. Foi esta a conclusão de um relatório publicado no mês passado pela Associação de Escritores em Educação dos EUA, após revisão de estudos publicados naquele país.
Mas tais estudos captam apenas efeitos imediatos. No longo prazo, a perda de prestígio deixa a carreira pouco atrativa para os talentos que poderiam estar em sala de aula, mas optam por outras profissões.
É por isso que são fundamentais políticas de Estado como o Plano Nacional de Educação, em discussão no Congresso. Sem metas e exigências mínimas de investimento no setor, é sempre tentador para o político colocar trens-balas e afins à frente da educação.