quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Questões do Enem vazam, e Procuradoria quer nova prova

Sem comentários. Mais um ano e os problemas continuam. Alguma coisa esta errada, isso todo mundo já sabe. Falta apenas tomarem as devidas providências.
Fonte: 27/10/2011 Folha de S.Paulo
Um dos melhores colégios de Fortaleza (CE) antecipou em seu simulado, há duas semanas, ao menos oito questões que foram aplicadas nas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado por 4 milhões de alunos em todo o país no final de semana.
A pedido do Ministério da Educação, a Polícia Federal abriu inquérito para investigar o caso. A pasta afirma não haver indício de vazamento da prova.
O Ministério Público Federal no Ceará pediu ao governo a anulação de todo o Enem. Se não for atendido, irá à Justiça.
"O MEC procura soluções locais para um concurso que é nacional", disse o procurador Oscar Costa Filho.
Enunciados e respostas de cinco questões do simulado eram idênticos aos do Enem. De três, muito parecidos.
O Enem deste ano teve 180 questões, além da redação. O resultado servirá para selecionar 260 mil vagas em universidades.
Tanto o governo quanto o colégio Christus sinalizaram que pode ter havido falha no sistema de pré-testagem das questões do exame nacional.
Antes de formular a prova, o Inep (instituto de pesquisas do MEC) testa, em colégios sorteados, centenas de questões sugeridas por docentes.
O Christus participou do pré-teste de outubro de 2010, cujas perguntas foram usadas na edição deste ano.
O Inep corrige o pré-teste e escolhe quais questões se encaixarão no padrão da prova. De um banco com 20 mil perguntas, são selecionadas as 180 do Enem.
Em tese, todos os cadernos usados nessa preparação nos colégios têm de ser devolvidos ao Inep. Pode ter havido, porém, falha na aplicação ou no envio do material ao Inep.
O colégio disse que também tem um banco de questões e sugeriu que algum aluno que participou do pré-teste pode ter enviado as questões.
Os 639 alunos da escola terão de refazer o Enem.