sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Fuvest abre inscrições para o vestibular 2016 nesta sexta-feira (21)

Os estudantes da rede estadual interessados em ingressar na Universidade de São Paulo (USP) ou Santa Casa em 2016, já podem se inscrever no vestibular Fuvest. Para participar do processo seletivo, os candidatos devem se inscrever no site da entidade até o dia 9 de setembro.
- Acesse o Manual do Candidato
No total, são 9.688 vagas abertas, sendo 9.568 vagas para a USP e para 120 vagas do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Outras 1489 vagas da USP serão disponibilizadas pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), por meio do desempenho no Enem 2015, que acontecerá nos dias 24 e 25 de outubro.
As provas da primeira fase do vestibular Fuvest 2016 estão previstas para acontecer no dia 29 de novembro. Já a segunda fase está prevista para os dias 10 e 12 de janeiro de 2016.
Resultado do pedido de taxa de isenção do vestibular
Também nesta sexta-feira (21), a Fuvest divulga o resultado do pedido de isenção da taxa de inscrição do vestibular 2016. Para conferir a lista, os estudantes da rede estadual devem acessar o site da Fuvest. A isenção ou a redução da taxa da Fuvest não resultará na inscrição do candidato. Confira o informe sobre a isenção de taxa para o vestibular 2016

Período da escolha de livro didático 2016 será de 28/8 a 8/9

Professores, diretores e coordenadores educacionais das redes públicas de ensino por meio do Guia de Livros Didáticos 2016, escolherem o material para o próximo ano letivo.
O Guia, que  contém resenhas e informações de cada uma das obras aprovadas para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), já está disponível para consulta online. O período para a escolha das obras será aberto no próximo dia 28  e se estenderá até 8 de setembro, no sistema eletrônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Nesta edição, serão selecionadas obras didáticas de todos os componentes curriculares dos anos iniciais do ensino fundamental — primeiro ao quinto ano: letramento e alfabetização linguística, alfabetização matemática e ciências humanas e da natureza (primeiro ao terceiro ano); ciências, história e geografia (segundo e terceiro anos); língua portuguesa, matemática, ciências humanas e da natureza, história, geografia, ciências e arte (quarto e quinto anos), além de livros com temáticas regionais para o quarto ou quinto ano.
Desta forma, professores, diretores e coordenadores pedagógicos podem conhecer melhor as obras disponíveis e selecionar as mais adequadas ao método de ensino de cada escola. Depois disso, podem formalizar a escolha.O MEC disponibiliza, este ano, a opção para que professores possam optar pela coleção integrada de ciências humanas e da natureza, que engloba os componentes de ciências, história e geografia, ou escolher livros específicos de cada uma dessas disciplinas. Segundo o Ministério, devem ser selecionadas duas opções de cada componente curricular, de editoras diferentes. Se não for possível a aquisição dos livros da editora da primeira opção, o FNDE negociará as obras da segunda.