sexta-feira, 18 de setembro de 2015

MEC divulga Avaliação Nacional de Alfabetização. Resultado aflige

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, ontem, (17), os resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), referente ao ano de 2014. O teste avaliou o aproveitamento em leitura, escrita e matemática de quase 2,5 milhões de estudantes do terceiro ano do ensino fundamental. A Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) mostra que o maior problema dos alunos do 3º ano do ensino fundamental é a matemática, área na qual 57% mostraram um nível inadequado de aprendizagem.
De acordo com o ministro da Educação, o Brasil tem uma alfabetização “insuficiente”. No caso da área de leitura, 22% das crianças avaliadas mostraram aprendizagem inadequada. “Nesse nível, o aluno sequer lê uma palavra”, afirmou o ministro.
A prova, composta por 17 questões de múltipla escolha de língua portuguesa, 20 de matemática e três de produção escrita, revelou que 1 em cada 5 alunos avaliados não consegue compreender e ler frases corretamente, e que mais da metade das crianças (57,07%) têm conhecimento insuficiente em matemática. Na avaliação da escrita, 34,46% dos estudantes mostraram não ter aprendido o desejado para o seu nível escolar.
Em entrevista coletiva à imprensa, o ministro da educação, Renato Janine, disse, ainda, que a ANA funciona como um indicador do cenário educacional. Segundo ele, os resultados mostram uma necessidade de evolução nos índices de alfabetização, mas, principalmente nos conhecimentos da matemática. “Em todas as faixas o resultado é preocupante, mas onde a preocupação é maior é na matemática e exigem medidas urgentes”, destacou o ministro sobre a avaliação.
Segundo Janine, cada área foi dividida em níveis para que possam ser elaboradas pedagogias diferentes e direcionadas às necessidades de cada grupo. “"Esses dados vão indicar muito bem aos responsáveis as intervenções que devem ser adotadas em cada nível de dificuldade", adiantou Janine.