segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Divulgados os resultados do Encceja para o ensino médio

O resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para o ensino médio foi divulgado nesta segunda-feira, 5, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação. Para acessá-lo, os candidatos devem acessar a página do exame na internet, com número do CPF e senha cadastrada no momento da inscrição.
A diretora de avaliação da Secretaria de Educação Básica, Luana Bergmann Soares, destaca que o retorno do Encceja como instrumento de certificação do ensino médio, em 2017, cria as condições necessárias para que mais cidadãos tenham oportunidades educacionais e profissionais. “Retomar o Encceja como instrumento de certificação foi uma decisão acertada do MEC e do Inep. Muito embora nossas equipes técnicas já apontassem essa necessidade há alguns anos, foi esta gestão que teve a sensibilidade de ouvir, compreender e enfrentar a situação posta. Com essa nova diretriz, oferecemos um instrumento adequado aos cidadãos que, por diferentes motivos, não puderam concluir seus estudos na idade apropriada.”
Com provas realizadas em novembro do ano passado, a edição 2017 do Encceja registrou 1.575.561 inscritos, dos quais 1.272.279 (81%) fizeram a prova para obtenção de certificado do ensino médio. A divulgação dos resultados do Encceja Nacional para o ensino fundamental e para as edições voltadas a pessoas privadas de liberdade ou realizadas no exterior, por outro lado, ocorre em março.
Aqueles que alcançaram a nota mínima exigida nas quatro áreas de conhecimento e na redação devem providenciar sua certificação junto às secretarias estaduais de educação e aos institutos federais de educação, ciência e tecnologia selecionados no ato da inscrição. Cabe a essas instituições a definição dos procedimentos complementares, bem como dos prazos para emissão de certificado. Já as instituições deverão acessar o Portal do Inep e digitar o código impresso no Boletim do Participante para validar o documento.
Os participantes que obtiveram a nota mínima em apenas uma, duas ou três áreas de conhecimento, por sua vez, devem solicitar a declaração parcial de proficiência junto à secretaria estadual ou instituto federal. Com essa declaração, eles ficam liberados de realizar as provas dessas áreas de conhecimento em futuras edições do Encceja.
Assessoria de Comunicação Social MEC, com informações do Inep 

SEE disponibiliza Pacote Office aos professores da rede estadual

O ano letivo 2018 está no início, momento ideal para os professores da rede estadual finalizarem o planejamento de aulas e atividades. Para isso, nada melhor do que utilizar a ferramenta correta.
 
Para auxiliar na tarefa, os docentes de São Paulo têm à disposição o pacote Office 365.
 
Para adquirir o pacote, é preciso fazer o cadastro na página da Secretaria Escolar Digital (SED) e criar um novo endereço de e-mail. O registro para download vale para cinco dispositivos diferentes como o computador pessoal, tablet ou celular.
 
A parceria entre a Educação e a Microsoft permite que educadores do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais), Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) façam download gratuito de até cinco licenças para utilizar programas como o Excel, Outlook, OneNote e o Onedrive.
 
Utilidade dos programas 
Velhos aliados das salas de aulas, o Word e o PowerPoint estão disponíveis no pacote. O editor de textos mais famoso do mundo permite a elaboração de atividades, provas, resumos e anotações de forma dinâmica. Já o PowerPoint permite que o professor diversifique suas aulas com apresentações que incluem vídeos, imagens e textos.
 
Ferramentas como o OneDrive auxiliam o professor na hora do armazenamento dos arquivos em um só lugar e com menos uso de papéis. Apresentações em slides, vídeos e imagens estarão lá sempre que necessários e com praticidade, basta ter acesso à internet no local.